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Seu impulso para presença digital

Atualizado: 8 de nov.

Marketing de conteúdo é no fundo Marketing. Isso porque o Marketing de conteúdo é uma estratégia do Marketing, no campo do "P" de Promoção, ou melhor, da Comunicação.




Pense que as pessoas hoje, lêem, assistem, procuram o que elas desejam. Diferente do que era antes em que tínhamos que seguir uma agenda de programação através dos programas de TV, rádio, jornal, etc. Hoje as pessoas vão atrás do conteúdo no momento em que elas realmente querem. É por isso que, quanto mais você produzir, maior será sua chance de ser encontrado.


VANTAGENS:

O marketing de Conteúdo é capaz de gerar leads, aumentar alcance da marca, diminuir custos excessivos com propaganda e disputar no resultado de pesquisa e até educar o mercado. Educar significa falar com autoridade, mostrar conteúdo específico e que as pessoas tenham interesse.


POR QUE FAZER?

Mas para fazer conteúdo é necessário entender

  • QUAL MOTIVO vou fazer determinado conteúdo

  • PARA QUEM estou fazendo o conteúdo

  • COMO vou desenvolver meu conteúdo

Isso porque será necessário ter um objetivo em se fazer conteúdo, objetivo com metas que podem ser mensuradas com seus próprios números e índices.

KPI (Key Perform Indicator) é um bom exemplo do que estamos falando. Em português podemos traduzir como sendo o Indicador-Chave de Performance. Trata-se de um número que você mesmo deve estabelecer desde que você consiga entender facilmente para acompanhar suas metas como a evolução e crescimento de resultados (objetivos atingidos).


Mas como estabelecer números para KPIs?

No que se refere as metas e objetivos no Marketing de Conteúdo, podemos estabelecer alguns desses KPIs no que se refere (1) à autoridade, (2) ao reconhecimento, (3) à felicidade do cliente e (4) às vendas, por exemplo. Vejamos como ficariam esses KPIs:

(1) Reconhecimento de marca: KPI da quantidade de visitas no site ou menções da marca

(2) Virar autoridade: KPI da quantidade de menções em redes sociais ou visitas no site

(3) Felicidade do cliente: KPI da quantidade de boas avaliações de pesquisa de satisfação

(4) Auxiliar o time de vendas: KPI da quantidade de leads gerados ou custo por lead


CONTEÚDO PARA QUEM

Lembre-se de que é preciso conhecer bem o seu público, seja por público-alvo (com dados demográficos ou psicográficos), seja por uma persona. Ou melhor, uma personificação do seu perfil de cliente ideal. Trata-se de uma definição mais específica do seu público-alvo, com maior nível de detalhe para compreender sem ser genérico. Levando em consideração as dores, os anseios, os objetivos pessoais, etc. É aqui que também pode ser realizada uma pesquisa online através de formulários para identificar estes dados quando não sabemos. Também é possível observar o comportamento do seu público coletando dados como idade, sexo, interesses (Google Analytics, Facebook), compartilhamentos, grupos que participa (redes sociais), etc. Assim, a personificação de um cliente potencial deve conter personalidade e dados específicos.


COMO ALCANÇAR O PÚBLICO E COMO DESENVOLVER MEU CONTEÚDO?

Trata-se de formatos e canais.

A - FORMATOS:

Formatos: a maneira como o conteúdo vai chegar ao seu potencial cliente como por exemplo (1) texto, (2) imagem, (3) áudio, (4) vídeo, etc.

(1) Texto: Vários formatos, ajuda no SEO (Search Engine Optimization) nos resultados de pesquisa orgânica, experiência ativa (exige concentração do seu público), maior retenção (atenção do público), "consumo" mais difícil (mais difícil que ele leia tudo), pouco destaque visual (afinal é mais texto).

(2) Imagem: tem maior destaque visual (chama atenção de imediato), adaptação para diversas plataformas e formatos, absorção instantânea, é fácil de ser compartilhado e o conteúdo é limitado.

(3) Áudio: todo vídeo tem áudio, é considerado como mídia "multitarefa", pois um usuário pode realizar várias atividades enquanto escuta, portanto não requer atenção exclusiva. É fácil de ser absorvido (conteúdo), não é visual e não contribui para o SEO.

(4) Vídeo: pouco esforço para consumo (experiência passiva para quem assiste), várias plataformas (redes sociais, youtube, etc.), fácil compartilhamento, bom para gerar empatia, porém possui pouco controle de usuários (nem todas as plataformas indicam quanto tempo assistiram ou se pularam determinados trechos). É mais técnico na sua produção, exigindo conhecimento sobre produção de vídeo. Nas redes sociais possui melhor alcance do que os posts estáticos.


ONDE VOU GERAR CONTEÚDO?

B - CANAIS

Redes Sociais, site, blog, email, outros.

Importante entender que é o CONJUNTO de tantas opções e esforços que faz você alcançar melhores resultados.

PARA CONSTRUIR CONTEÚDO

Para construir um conteúdo é preciso pesquisar, ler, absorver informações, construir conhecimento próprio (dominar o assunto), reescrever, colocar suas impressões (sua identidade de como escreve).

Para isso, existem dois caminhos conhecidos como Aproach Top Down e Button Up.

O Top Down é quando você observa os conteúdos existentes e quebra em vários pedaços colocando com suas palavras e montando do seu jeito.

Já o Buttom Up é quando você já tem conteúdo de vários posts realizados com diferentes formatos e, a partir deles, constrói um novo conteúdo através de um e-book, por exemplo.


RESUMINDO

Lembrando que é preciso saber

(1) onde seu público está,

(2) o que ele gosta de saber,

(3) quanto mais você estiver em diversos canais, mais alcance terá e maior será sua presença digital.

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