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Força das Redes Sociais

Atualizado: 8 de nov.

Por que somos viciados em relacionamento?


Pra começar

Recentemente o Linkedin além de outros canais de pesquisa, apontou a profissão Social Media como uma das mais promissoras do mercado, ou seja, uma profissão em ascensão. Mas afinal, o que dá tantos indícios para que esta profissão seja realmente promissora?

Para você entender esse cenário, reunimos informações para vocês compartilharem com seus amigos, ok? Esperamos que sejam úteis e boa leitura!

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Vamos lá!

É óbvio que as redes sociais assumiram um papel importante na vida de todos nós. Alguém duvida disso? Isso é fato e não vai mudar. Por outro lado, o que muda são as ferramentas como Facebook e Instagram, por exemplo. Essas ferramentas se atualizam constantemente pois acompanham o comportamento das pessoas atendendo as tendências e experiência do usuário. Para quem anuncia então, elas apresentam sempre inovações e facilidades.


Somos sociais!

Primeiro, a gente tem que entender por qual razão gostamos tanto delas (redes sociais). Desde os primórdios da humanidade, a socialização já fazia parte da nossa sobrevivência, pois dependemos dessas necessidades sociais. Daí a criação de vínculos, tribos e uma infinidade de outros grupos ou organismos de relacionamento. Somos sociais, por isso: sociedade.

As ferramentas de redes sociais digitais agora reproduzem isso. Elas nos permitem a chance de criarmos as nossas tribos, nossos vínculos na internet de forma livre e até mesmo oculta (quando queremos). Então, as redes sociais potencializaram a nossa capacidade de socializar, pois independem da localização ou área física para nos aproximar.


Mais amigos, mais informação

Através das redes nos socializamos de forma ampliada. A gente tem mais amigos e temos acessos a informações sejam elas por texto, imagem ou som (voz), de maneira muito mais rápida.


Proximidade

Hoje a gente consegue “acompanhar” o que acontece com uma pessoa, seja ela um parente, um@ amig@ (ou até um@ antig@). Consegue visualizar essa pessoa casar, ter filhos, vê-los crescerem, enfim, tudo o que ela está fazendo. Às vezes, faz até mais de dez anos que você não vê uma pessoa, mas tem a sensação de uma grande convivência porque está acompanhando pelas redes sociais.

Necessidade


Enfim, a gente está por algum meio digital tendo a presença dessa pessoa que foi relevante numa determinada fase da vida. E podemos fazer isso de forma escalonada, com um número enorme de pessoas onde quer que estejam, bastando, para isso, uma conexão com a internet. Então a rede social digital virou uma necessidade.

A partir do momento em que a gente tem esse convívio ampliado é como se não quiséssemos mais viver só na nossa casa ou no trabalho, convivendo com poucas pessoas.


Olha só que interessante:

Por meio das redes sociais ampliamos nossos círculos de relações. E isso é o que levou as pessoas a dar uma baita atenção para essas redes sociais. Sabe aquele lance de a socialização estar no nosso DNA e em nossa história? Parece que as redes sociais “despertaram” esses neurotransmissores e que "acordam" sedentos de relacionamento. Aí, para continuarem despertos, esses neurotransmissores nos dão prazer nessa socialização. Por causa dessa "biologia" que nos ordena a nos relacionar com outras pessoas, nos trazendo sensações, que a comunicação não pode mais ignorar o desejo, a opinião ou os sentimentos do público atingido pelas mensagens.


Ainda mais próximos

Foi-se o tempo em que uma mesma comunicação poderia valer para diferentes pessoas. Agora é puro relacionamento, comprometimento e empatia. Aquele jeitão de controlar ou prever o comportamento que J. B. Watson falava tanto, justifica a nossa vinculação com as redes sociais. É quase um vício da nossa natureza.

E o que aconteceu?

Qual foi o movimento que levou ao advento das redes sociais?

Vale destacar que as redes sociais trouxeram uma forma mais democrática de comunicar. Desde o surgimento do Orkut, a gente se tornou dependentes desse convívio social digital passando mais horas na internet e deixando de fazer algumas coisas que a gente fazia antes como assistir televisão, por exemplo.

Não estamos mais dando tanta atenção à tv como antes porque a gente está ocupando mais nosso tempo com a rede social. Quem tem mais de trinta anos já pode perceber que até a TV está mudando e precisando mudar ainda mais. O monopólio desse meio de comunicação em massa está deixando de ser o que sempre foi.


Mas por que a tv está deixando de ser um monopólio?

Se as pessoas estão utilizando mais as redes sociais, o foco mudou e isso se tornou uma oportunidade para pequenos negócios!


Veja que as redes sociais trouxeram algumas mudanças importantes para nós:

  • Qualquer pessoa pode produzir conteúdo. Com isso, as redes sociais democratizaram a produção de conteúdo, deram a condição de qualquer pessoa ser um produtor de conteúdo. A pessoa pega o seu celular e grava alguma coisa que chama atenção e aí a gente tem os influencers (influenciadores) que utilizam justamente dessa produção de fazer o que interessa para a audiência e é por isso que eles crescem e se tornam mais famosos do que ator de televisão. Note que as novas gerações conhecem mais youtubers que atores de televisão. Inclusive, a forma de se comunicar é diferenciada.

  • Nas redes sociais as pessoas estão procurando ampliar o círculo de relacionamento e informação. Mas tem que ser uma informação dada por quem entende de relacionamento. A informação tem que ser como quem trabalha um relacionamento. A informação tem o objetivo da conquista da pessoa a fim que ela se identifique com o que a gente diz ou se torne propensa a aderir ao que é dito. Seja empresa ou pessoa com ao qual o seguidor está se relacionando através das redes sociais ele busca informação a fim de modificar seu comportamento ou simplesmente aderir ao que é dito, que são os famosos grupos ou redes por afinidade.

  • A acessibilidade para a publicidade também se democratizou. Tanto grandes quanto pequenas empresas, e até pessoas têm oportunidade de fazer sua publicidade ou uma comunicação mais contínua e acessível dada a proximidade e personalização que ela oferece levando seu produto ou conteúdo ao conhecimento destas pessoas.

Basta um pouco de criatividade e entender como se constrói relacionamento através das redes sociais para chegar até seus clientes através de uma mídia sem fronteiras.


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